Extras Contatos Videos Fotos Discografia Biografia Agenda Home Notícias

Dallton Santos está dentre os guitarristas brasileiros cujo reconhecimento e respeito são notórios, tanto por parte do público quanto dos próprios músicos.

Dallton nasceu em Santo André, estado de São Paulo e desde muito cedo travou contato com o mundo musical, eis em que sua família a música sempre esteve presente. Aliás desde seu avô, o qual inclusive foi músico e luthier; chegando à sua mãe que desde cedo teve educação musical.

O primeiro contato de Dallton com um instrumento musical foi aos 12 anos – um violão que era de seu pai – momento em que ficou fascinado com a possibilidade de reproduzir e traduzir em som aquilo que mais amava – “música!”

Dallton Santos sempre teve uma paixão pela música instrumental que veio até mesmo antes de tocar, e isto quando já se interessava em ouvir trilhas para desenhos, filmes e música erudita; época que passava horas ouvindo e também pesquisando os mais diversos gêneros musicais, bem como os mais diferentes instrumentos e suas respectivas sonoridades e aplicabilidades, dentro das mais diversas canções.

A partir dos 15 anos se apaixonou pela guitarra ao conhecer o som de Van Halen, Jimi Hendrix, Yes, Jeff Beck, Pat Metheny, Led Zeppelin, dentre outros.

Aos 18 iniciou sua viagem na seara instrumental compondo suas primeiras músicas, sendo uma delas revelada pela Revista Guitar Player Brasil, como destaque em uma sessão de demos.

Dallton Santos sempre foi muito estudioso e dedicado, sempre com vistas a ampliar seus horizontes dentro aprendizado e do conhecimento. Neste sentido, saliente-se que teve a oportunidade de estudar com os maiores nomes do ensino de guitarra do Brasil. Suas rotinas de estudos chegavam de 8 a 12 horas por dia, e todos os dias!

Em 2006 gravou seu primeiro álbum “Art in Motion”. Um álbum de rock progressivo e com vários elementos experimentais.

Em 2007 houve o primeiro reconhecimento expressivo, quando foi escolhido e classificado dentre os “12 dos melhores guitarristas do Brasil”, no concurso Gibson Contest.

Em 2009 – Tendo participado do projeto “O solo é seu” o qual foi patrocinado pela Guitar Player, obteve o premio de “o melhor improviso.”

As raízes do rock sempre estiveram bem evidenciadas em seu trabalho, mas Dallton Santos, músico estudioso e comprometido com seu trabalho, sempre almejava mais de seu instrumento e mais de si mesmo…

…Vislumbrava possibilidades de ampliar conhecimentos estudando outros estilos tais como jazz, música brasileira e funk. Neste período ouvia muito Frank Zappa, John Coltrane, Hermeto Paschoal, Herbie Hancock, Egberto Gismonti, Michael Brecker e Arnold Schoenberg. Queria se tornar um músico mais completo e sabia que estas seriam grandes e importantes referências.

Toda esta busca por conhecimento, pela escuta de outros estilos trouxe como consequência impactos muito positivos em sua musicalidade como um todo. O jazz e a música brasileira o ajudou a atingir uma maior sensibilidade harmônica, de outro lado, o funk lhe proporcionou a sensibilidade rítmica. Suas músicas começaram a soar rock com a fusão de outros estilos.

Em 2011 lançou “Virtual Fusion” – um álbum que atraiu a atenção de músicos e entusiastas no Brasil e exterior, além trazer como resultados inúmeras matérias nas principais revistas e sites especializados.

Dallton Santos também está presente nas maiores coletâneas de guitarristas lançadas no Brasil; Guitarras &Guitarristas (2010), Friends of rock guitar vol 1 (2012) e Herois da Guitarra vol 3 (2013)

Em 2014 venceu um “Concurso Internacional de Musica Instrumental” tendo sido classificado em primeiro lugar na categoria “Solo Performance”, do site Indi.com.

Em 2015 o site “JamTrack Central” selecionou dentre 2.200 guitarristas do mundo – apenas 12 como os melhores, e dentre ele lá estava o brasileiro Dallton Santos! Aliás, registre-se, que foi indicado em 3 categorias Fusion, Melhor Potencial e Originalidade.

O seu canal de vídeos no Youtube é um sucesso. Com um conteúdo praticamente autoral já atingiu a expressiva marca de 1.800.000 visualizações.

Dallton Santos, a par de todas as suas atividades, também se dedica com muita paixão e comprometimento à carreira de professor, atuando em São José dos Campos e Caçapava. Aliás, vale dizer, que além de lecionar também ministra workshops e master class em todo Brasil.

Enquanto músico profissional, além de sua carreira solo possui um trabalho paralelo com o trio No-Metric, o qual é um grupo de Prog/Fusion.

Em 2015 lança o seu terceiro álbum; “The Inner Things” mostrando toda sua musicalidade com extrema maturidade e criatividade, unindo de maneira precisa elementos do rock à música brasileira, deixando o resultado deste trabalho com uma sonoridade ímpar, única!
Vale a pena conferir!

Dallton Santos é um músico criativo, versátil, que se movimenta dentro do mundo musical sempre em busca de novas sonoridades, em constante trabalho de evolução com a sua guitarra, e sempre tendo em mente o seu ouvinte… quem o escuta, como vai escutá-lo, o que transmitir de si ao público… como e o que vai libertar de sua guitarra a todos aqueles que a escutam, mas que acima de tudo a sentem…

Sua preocupação em atingir um nível de excelência sempre maior é uma constante. A busca pela superação é intermitente. O superar-se para poder ofertar a quem lhe escuta o melhor de sua música é o seu maior e mais perseguido desejo. Desejo este que acaba sempre se concretizando dbevido à sua seriedade, comprometimento e amor àquilo que considera o mais sagrado em sua profissão – a música!

De outra parte, Dallton Santos sempre guarda dentro de si a humildade de continuar a ser um aplicado estudioso e pesquisador das infinitas possibilidades de combinações de ritmos, gêneros, sonoridades, tons, semitons, bends, etc…

Finalizando, tudo isso faz dele um músico que prima pelo senso investigativo do que efetivamente um som de qualidade pode vir satisfazer, tanto seu intelecto quanto seus ouvidos, trazendo alegria e satisfação para ele que toca assim como, igualmente, para quem o escuta!